Sobre mim

Mirian Rocha Chocolaterie é uma empresa voltada para a criação em chocolateria fina gourmet. Com atuação na Alemanha, na França e no Brasil, o atelier segue o conceito francês da chocolateria fina, que tem o compromisso de criar chocolates puros, somente a partir da massa e manteiga de cacau, produtos estes capazes de traduzir com fidelidade os aromas da terra e de cada semente de cacau.

O atelier presta serviços para empresas e eventos, realiza seminários de harmonização e degustação, treinamentos técnicos e gourmets, bem como palestras em eventos nacionais e internacionais.

As criações são assinadas pela maitre chocolatier Mirian Rocha Pinkowski, formada pela Ecole Ritz Escoffier, em Paris, em 2004.Suas coleções de chocolates para vinícolas na Alemanha a partir de 2008 direcionou seu estilo de trabalho comparado ao de uma “sommeliere de chocolate”, trabalhando muitas vezes a partir do cacau e caracterizando suas criações pela intensidade e complexidade de aromas e sabores naturais, combinados a temperos e especiarias, com muita arte e sofisticação.

Assim, o chocolate em suas mãos se transforma em delicadas guloseimas, capazes de serem apreciadas sozinhas ou na companhia de vinhos, cafés, cervejas e outros produtos já consagrados pelo mundo gourmet.

Mirian Rocha Pinkowski montou e dirigiu seu atelier por 5 anos na Alemanha, nos arredores de Frankfurt onde ministrou cursos, participou de eventos, assinou coleções para renomadas empresas europeias.

Agora aporta com suas criações e seminários no Rio de Janeiro, com o objetivo de dividir sua paixão pelo chocolate, mostrando como este produto pode e deve ser apreciado na terra do cacau, a partir da sua leitura de valorização do chocolate fino gourmet.

 

Minha história

Minha história como chocolatier começou há quase 10 anos, quando imigrei para a Alemanha acompanhando meu marido, que para lá partia a convite de um trabalho.

Chocolate sempre foi uma paixão em minha vida, e mesmo que eu pensasse saber tudo que levava em minha mudança e em meu coração para a Alemanha em 2001, uma coisa me faltava por lá: o Cacau.

Esta incrível fruta da qual se aproveitam todas as partes e a partir do caroço, o alimento dos deuses, obtém-se o chocolate, o alimento da alma, mudou o rumo de minha vida.

Em 2002 pensando em recomeçar a vida investindo em uma atividade mais prazerosa que o mundo dos negócios antes intensamente vivido como gerente de produtos de uma multinacional, ingressei quase que por acaso no estudo da arte da Patisserie em Paris, numa tradicional escola de especialização de chef´s, a Escole Escoffier.

Foi lá que me apaixonei pela pâtisserie francesa e posteriormente pela arte de fazer chocolates finos, pensados a partir se suas origens e solos, e manipulados para valorizar ao máximo suas notas naturais.

Produtos estes voltados para um público exigente em sua apreciação, o que me impulsionou para uma segunda temporada em Paris para a conquista do título de maitre chocolatier, seguida de um estágio no renomado hotel Ritz.

De volta à Alemanha, dediquei minha carreira a propagar esta arte com muito amor, defendendo as aromas da terra, em especial do terroir do cacau brasileiro em edições do Salon du Chocolat de Paris, entre outros eventos.

Nos centros de pesquisas do Cacau no Brasil e nas fazendas, aprendi in loco muito sobre o plantio, a fruta e suas peculiaridades e percebi que a vontade de criar e divulgar este sabor e seus mistérios eram minha verdadeira missão e se fortaleciam a cada ano, a cada viagem.

Me entreguei por inteiro a esta missão, desde as primeiras pesquisas em 2007. Em 2010 conclui uma Pós- Graduação de pedagogia aplicada a gastronomia e montei um atelier próprio de criação e aulas gourmets, para pessoas que buscam experiências novas e criativas, trazendo alegria a suas vidas e esquecendo o mundo enquanto degustam, aprendem e interagem.

Dediquei minhas experiências às combinações de especiarias e, a partir delas, desenvolvi um trabalho voltado para as harmonias perfeitas do chocolate e seus nobres companheiros gourmets: o azeite, os temperos, os queijos, os vinhos...

Estes últimos se tornaram minha segunda grande paixão e, desde 2009, também integraram minhas pesquisas e estudos, motivados pelo desafio da criação da coleção Edel & Süß, chocolates para acompanhar vinhos, desenvolvido para as vinícolas do Pfalz, na Alemanha.

Nesta trajetória tive o prazer de assinar deliciosas coleções e criar ainda a minha própria linha,  o Gourmet Chocolat, para chocólatras e apreciadores dos bons prazeres da vida.

De volta ao Brasil, pretendo dividir meus conhecimentos e viver esta explosão de sabores intensamente, conectando o mundo gourmet a minha volta, que acredito ser sem fronteiras.

Mirian Rocha Pinkowski